Vouzela

O concelho de Vouzela encaixa-se em pleno coração da Beira Alta, na sub-região Dão-Lafões, distrito de Viseu. Tem uma área de 191,65 km2, distribuídos por 12 freguesias. A sede do concelho dista de Viseu 27 km, das Termas de S. Pedro do Sul 7 km, de Oliveira de Frades 8 km e de Aveiro 66 km. Está situada na margem do rio Zela, afluente do Vouga, no cruzamento das estradas que ligam Aveiro e Vilar Formoso.

Privilegiada na sua localização, entre a serra e o mar, esta terra de Lafões oferece bons acessos e facilidade na mobilidade a centros urbanos como Aveiro e Viseu.

Embora o concelho seja de matriz rural, o sector primário perdeu a hegemonia de outros tempos, dando lugar a um processo de industrialização cada vez mais crescente. O sector terciário desempenha igualmente um importante papel na estrutura económica do concelho.

Anualmente, decorrem as Festas do Castelo, organizadas pela Câmara Municipal de Vouzela. Este ano, entre 6 e 11 de Agosto, ocorreu a sua 99ª edição, que contou, uma vez mais, com um programa diversificado, com concertos de música, festival de folclore, DJ’s, ciclismo, feira de artesanato, fogo de artifício, entre outras atrações.

Para mais informação sobre o conselho sugerimos a visita do site do município.